Despertar da Graça

LIVRO: O Despertar da Graça - Charles Swindoll
Ed. Mundo Cristão - 1a. edição - março de 2009

(29/01/2015)

Ganhei este exemplar de meu amigo Pr. Fernando Bochio

Ainda não conhecia nada de Charles Swindoll nem do seu ministério mas, lendo este livro fiquei muito impressionado com sua convicção e posição espiritual.

Quando iniciei esta leitura tinha uma espectativa pequena do que encontrar nestas páginas mas, isso foi sendo alterado no decorrer da leitura pois encontrei um tratado extremamente esclarecedor e embasado de argumentos e de contexto bíblico.

Cap. 1 - Inicia com o que chama de "assassinos da graça, os legalistas que impedem-nos de desfrutar da graça de Deus. Fala da graça de Deus que foi abundante na vida de Jesus que a ensinou e viveu. Na página 23 define o que é a graça e exemplifica. Termina com 4 expectativas - 1. maior apreciação, 2. deixar de preocupar-se com as escolhas dos outros, 3. ser mais tolerante e menos julgador e 4. dar um passo grande para maturidade.
Cap. 2 - Aborda o problema do humanismo que tem feito as pessoas se considerarem auto-suficientes mas que, na questão do pecado e da salvação nada podem fazer. Eu não posso fazer nada mas Deus pode. A glória é de Deus e não dos homens. Nós somos como o povo de Sinair que queriam levantar uma torre para sua própria glória. Preciso depender de Deus e  só a sua graça pode me salvar. A senha para o céu é a graça.
Cap. 3 - Mostra-nos como é arriscada a graça que Deus nos dá. Será que agora posso continuar pecando já que Deus me dá perdão incondicional? Essa agora é a pergunta que o Pr. Swindoll tenta responder e encontro o ponto alto na pág.63 que eu tento e procuro não pecar pelo fato de ter um grande e pessoal relacionamento com Deus.
Cap. 4 - Ele consegue aprofundar o conceito de graça e mostra que nunca iremos merecê-la. Exemplifica o conceito de graça no exemplo da ação de Davi em abrigar Mefibosete, o filho de seu amigo Jonatas. Na pág.84 faz uma linda analogia entre a vida de Mefibosete alvo da graça de Davi com a graça de Deus sobre nós.
Cap. 5 - Propõe definições de liberdade e legalismo que faz na primeira parte do capítulo e são dignas de releitura e de aplicar em um sermão. Maravilha! Descreve também as 3 ferramentas do legalismo e das 4 estratégias fortes para vencer o legalismo e lutar contra o ele: 1. mantenha-se firme em sua liberdade, 2. pare de buscar a aceitação de todo mundo, 3. comece a recusar-se a ser submetido ao fardo, 4. continue a ser direto em relação à verdade. Dois trechos: pág.114 para o legalista o desempenho é mais importante que a realidade.. e, pág.116 "Ninguém espera perfeição, mas todo mundo realmente espera e deseja honestidade" referindo-se a não agirmos com medo do que os outros irão pensar mas nos desafiando a agirmos para agradar a Deus.
Cap. 6 - Você foi liberto? Então viva de acordo! o autor aborda que embora em 18/12/1865 foi promulgada o fim da Escravatura americana, muitos negros ainda preferiam viver como escravos (por alguns motivos) e com esse exemplo faz uma anlogia com a vida de muitos cristãos que embora livres devido a obra de Cristo na cruz, continuam a viver como escravos do pecado. Sua analogia inicia em Rom.3:10-20 mostrando que nascemos escravos do pecado, mas houve um dia em que Cristo nos libertou (Rom.3:21-22) e embora isso, muitos escolhem viver como escravos do pecado. O ponto alto é o estudo qque faz de Rom. 6:1-15 que é dirigido "aqueles que deixaram de clamar por sua liberdade e continuam a viver como escravos". Mostra 3 técnicas para viver pela graça: o Saber, o Considerar e o Oferecer e conclui: "Gostaria muito de dizer que mudar é fácil, mas não posso fazer isso....você precisará coragem e resolução interior. Minha oração é que Deus lhe dê abundância de ambas. Você não está sozinha na sua busca pela liberdade"
Cap.7 - Guiando outros à liberdade.
Cap. 8 - A graça para deixar que os outros sejam o que são.
Cap. 9 - Discordando com graça e indo adiante.
Cap. 10 - Graça - próxima e pessoal.
Cap. 11 - Você é realmente um ministro da graça.
Cap. 12 - Um casamento banhado pela graça.
Cap. 13 - A encantadora alegria de contribuir com graça.
Cap. 14 - Graça - ela realmente tem a ver com aceitação.

Boa Leitura!


SOMENTE COM FÉ CONSEGUIMOS PERDOAR

  24 - Portanto, vos afirmo: Tudo quanto em oração pedirdes, tenhais fé que já o recebestes, e assim vos sucederá. 25 - Mas, quando estiverd...