A Escatologia do Novo Testamento

LIVRO: A Escatologia do Novo Testamento - Dr. Russell Shedd
Ed. Vida Nova - 2a. edição: 1985 e Reimpressão: 1999

(17/fev/2015)

O livro possui 4 partes: 1. Problemas Hermenêuticos - onde aborda as posições teológicas que influenciam nossa interpretação dos textos bíblicos,  2. A Escatologia nos Evangelhos, 3. A Escatologia em Atos e nas Epístolas e 4. A Escatologia no Apocalipse.

Aborda com propriedade todos os temas escatológicos alusivos ao NT dando uma luz também no que opinam os pré-milenistas, os amilenistas e até os pós-milenistas.
Sem dúvida a maior parte do livro está voltada aos textos do Apocalipse onde dá luz aos pontos mais difíceis de entender. O que vejo como ponto mais forte desta leitura é que o Dr. Shedd não leva o leitor através previsões, comparações ou estatísticas como é costume em livros que abordam o tema. Você vai ter uma visão profunda e segura do que o NT nos ensina sobre esse tema e, ao mesmo tempo será conduzido por uma leitura cativante e absorvente.


Diante do estudo da escatologia, o autor nos adverte que na 2a. vinda de Cristo “virá a consumação dos propósitos de Deus que nos encherá de uma alegria indizível e cheia de glória (I Pedro1:8) e que combina com a convicção de que “seu trabalho não é em vão (ICoríntios 15:58)”.  Esse otimismo domina toda a visão do NT sobre a consumação de todas as coisas  e, “somos exortados a não ficar amedrontados sobre o que acontecerá no futuro”.

Ainda num dos trechos que nos adverte sobre o estudo destes textos nos diz: 
"Se realmente queremos nos encaixar dentro da visão escatológica de Jesus Cristo, nós os crentes, teremos de tomar a sério o desafio que Jesus lançou para Pedro na noite da traição: “Orar e vigiar para não cair na tentação”(Mc.14:38, Lc.22:40-46).  Aos discípulos disse Jesus: “Esta noite todos vos escandalizareis comigo...” (Mt.26:31). Discípulos e cristãos nunca ficam tão seguros que não necessitem desta advertência: “ Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge, procurando alguém para devorar”. (I Pe.5:8). A maioria da Igreja de Cristo se julga preparada e orientada para vencer Satanás."(pág.28 e 29).

A verdade é que não devemos ser auto suficientes mas, sempre ficar alertas no mundo espiritual, dependentes de Deus.

Uma palavra que me trouxe confôrto enquanto caminhava nesta leitura foi lembrar que toda a revelação que o apóstolo João recebeu, “a primeira visão veio no domingo (Ap. 1:10), dia de culto, no qual os crentes reunidos por costume rogavam a presença do Senhor ressurreto para participar junto com eles da Ceia do Senhor.”

E ainda, continua nos abrindo a mente com estas palavras: “mesmo que os leitores não entendam claramente as figuras do Apocalipse, ou a imagnação dum intérprete errar o significado por completo, ninguém deve perder de vista a exigência básica que deve governar a leitura do livro, a de obedecer (Ap.23:7).

O autor lembra que quando inquiriram Jesus sobre se seria nesta ocasião da vinda do Espírito Santo que Ele restauraria o reino a Israel; Jesus lhes respondeu: “Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade(Acts 1:7) e completou: Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”(Acts 1:8). Dr. Shedd nos lembra que a vontade de Deus é que enquanto estamos aguardando os fatos e acontecimentos, estejamos compartilhando as boas novas. em suas letras nos diz: Esse fim devastador mandará milhões para a eternidade sem Cristo.  Será que não há muito a fazer para aliviar o sofrimento do mundo antes como depois pelas “boas obras” e pregação das “boas novas”?(pág.68).


Boa Leitura!

SOMENTE COM FÉ CONSEGUIMOS PERDOAR

  24 - Portanto, vos afirmo: Tudo quanto em oração pedirdes, tenhais fé que já o recebestes, e assim vos sucederá. 25 - Mas, quando estiverd...