4 de setembro de 2017

RELACIONAMENTOS FAMILIARES

Quem é que nunca teve problemas de relacionamento?
Saber relacionar-se é muito importante na família, no trabalho, na escola, enfim em todas as áreas da nossa vida.
Ensinamos muitas coisas aos nossos filhos e, uma questão tão importante, a chave desta vida que são os relacionamentos, dá-se pouco ou nenhuma atenção.
As pessoas geralmente aprendem sobre esse assunto apenas por observação e, por tentativa e erro.
Focando na família
Quero lembrar que precisamos investir na família todo o nosso empenho para colhermos bons frutos porque é a área mais importante da nossa vida.
Ser então, bem sucedido na vida a dois vai depender muito da nossa predisposição a mudanças.
É também no laboratório da família que seremos provados nessa questão dos relacionamentos e, quando notamos o crescimento dos casos de separações e divórcios devemos compreender que a família e um grande campo de lutas e guerras para a qual devemos dar toda nossa atenção e esforço.
Deus, através das Escrituras, sempre registrou exemplos e deu conselhos para que seus filhos conquistassem vitórias nos relacionamentos familiares.
Lendo a carta aos Colossenses cap.3 e versos de 12 a 24 o apóstolo Paulo, ao meu ver, tinha em mente o público das famílias e fez recomendações para serem cultivadas como um canteiro de flores, para o perfume inundar seus lares.


12 Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência.13 Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros. 14 E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas. 15 E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos. 16 Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração. 17 E tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus e por meio dele agradeçam a Deus, o Pai. 18 Esposa, obedeça ao seu marido, pois é o que você deve fazer por ser cristã. 19 Marido, ame a sua esposa e não seja grosseiro com ela. 20 Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer sempre ao seu pai e à sua mãe porque Deus gosta disso. 21 Pais, não irritem os seus filhos, para que eles não fiquem desanimados. 22 Escravos, em tudo obedeçam àqueles que são seus donos aqui na terra. Não obedeçam só quando eles estiverem vendo vocês, procurando com isso conseguir a aprovação deles. Mas obedeçam com sinceridade, por causa do temor que vocês têm pelo Senhor. 23 O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo o Senhor e não as pessoas. 24 Lembrem que o Senhor lhes dará como recompensa aquilo que ele tem guardado para o seu povo, pois o verdadeiro Senhor que vocês servem é Cristo.

Nesta passagem Paulo explica que uma vez que você é d'Ele, deve cultivar 2 atitudes na sua vida:
1° são as "Atitudes Interiores" -
Precisamos, na força do Espírito Santo, cultivar:
1. a misericórdia ou compaixão,
2. a bondade,
3. a humildade,
4. a delicadeza (NVI - traduz por mansidão),
5. a paciência.
2° lugar devemos cultivar "Atitudes Exteriores" -
Da mesma forma, em oração e no poder do Espírito Santo, devemos:
1. não se irritar com os outros - v.13,
2. Ter disposição de perdoar os outros, v.13,
3. Ter atitudes de amor, o amor une uns aos outros - v.14,
4. Tomar decisões quando tiver "paz", a paz deve dirigir suas decisões - v.15,
5. Ser sempre agradecido - v.15,
6. Ter sabedoria nas suas conversas e relacionamentos - v.16,
7. Por louvores na sua vida e na sua casa - v.16,
8. Fazer tudo em nome de Jesus - v.17.
3° Exemplos de como viver -
Agora, Paulo nos mostra exemplos de como você deve agir no seu papel na família:
1. Esposas - sujeite-se ao seu marido; esta expressão tem a ver com tratar com respeito, dar reconhecimento, valorizar.
2. Maridos - ame sua esposa, trate-a com gentilezas não com grosserias - rispidez e amarguras.
3. Filhos - obedeçam a seu pai e a sua mãe.
4. Pais - não os tratem com dureza excessiva, não os irritem, para que não desanimem
5. Empregados - trabalhem todo o tempo, não apenas quando seu patrão estiver olhando, como se estivessem trabalhando para Jesus.
Concluindo - Precisamos estar abertos a mudanças na nossa maneira de ser e agir e assim, iremos conquistar um relacionamento familiar de muitas alegrias. Ter atitudes e reações certas com as pessoas, em muitos momentos, estão acima de nossas forças por isso, em todas as situações o cristão pode contar com força que vem de Espírito Santo.  Tome uma posição sobre isso ainda hoje.
Faça a Oração - Eu quero que o Senhor Jesus dirija a minha vida, com a ajuda do Espírito Santo, e me ajude a ter atitudes positivas e espirituais para cultivar um relacionamento familiar de muitas alegrias e vitórias. Quero viver para a glória de Deus. Amém.


SOMENTE COM FÉ CONSEGUIMOS PERDOAR

  24 - Portanto, vos afirmo: Tudo quanto em oração pedirdes, tenhais fé que já o recebestes, e assim vos sucederá. 25 - Mas, quando estiverd...