4 de setembro de 2017

MARCAS DO RELACIONAMENTO COM DEUS

Os Relacionamento Interpessoal são marcados por uma série de fatores e entre eles - as afinidades profissionais, afinidade de fé, o trabalho, pertencer à mesma comunidade ou torcida do time de futebol, fraternidade familiar e assim por diante. Há também a questão que faz esse relacionamento ser mais intenso ou menos, dependendo da transparência dos envolvidos, do grau de tolerância, dos temperamentos, etc. No que se refere ao Relacionamento com Deus, existem pelo menos 3 sinais marcantes e fundamentais, tão importantes que sem eles não podemos ter comunhão com Deus.  Deus não faz acepção de pessoas, Ele é de todos e, para estabelecermos um relacionamento com Ele, é necessário que entendamos que há uma forma correta de se fazer isso.  A maneira de nos relacionarmos com Deus deve obedecer esses 3 fatores:

1° Fator que devemos entender no Relacionamento com Deus é a MARCA DO SANGUE -

Todo Relacionamento com Deus tem a marca do sangue; precisamos desse entendimento.

Jesus disse:...ninguém vem ao Pai senão por mim (João 14:6).  

Podemos saber como é isso? Jesus estava se referindo ao sacrifício da cruz.  Foi alí que Jesus derramou o seu sangue por nós.  E, quando pela fé eu aceito o ato que Jesus fez por mim, Ele mesmo marca a porta do meu coração com seu sangue e por isso, posso ter a confiança de que nunca mais eu vou perecer.

Em João 6:53 Ele declara:...se vocês não comerem a carne do Filho do Homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos. Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia.

Todo o relacionamento com Deus tem a marca do sangue.

Em sua tolerância Deus havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

Também em Romanos 5:9 - ...agora justificados pelo seu sangue, muito mais ainda seremos por Ele salvos da ira.  

Em Efésios 1:7 - N'Ele temos a redenção pelo seu sangue, o perdão dos pecados... e no v.8 - o qual (sangue) Ele derramou sobre nós...  

E em Efésios 2:13 - mas agora, em Cristo Jesus, vocês que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo.  

Ainda em Romanos 3:25 e 26- Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça.

No texto de Lucas 22:20 - após comer o pão... tomou o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue derramado  em favor de vocês…  Por meio d´Ele Deus quis fazer dos judeus e dos gentios, um só povo, um só corpo.  

Em Colossenses 1:20 lemos: por meio de Cristo estabeleceu a paz através do seu sangue para que houvesse paz entre o que está no céu e o que está na terra.  

Em outras palavras, meu relacionamento com Deus, em primeiro lugar não depende de mim mas, sempre dependeu e depende de Deus – através do sangue de Jesus derramado na cruz.  Eu não vou ser melhor por aquilo que faço ou que venha a fazer – porque Jesus já fez tudo por mim.

“Eu tenho que diminuir para que Ele cresça” (João Batista).

2º. Fator no relacionamento com Deus: A MARCA DA OBEDIÊNCIA –  

A verdade é que para manter um relacionamento com Deus, eu preciso me dispor a OBEDECÊ-LO.   Posso entender que obedeço a Deus quando sou obediente aos ensinos da sua Palavra (a Bíblia), quando me disponho a imitar a Jesus, quando quero pôr em prática seus ensinos na minha vida.   Se não houver obediência não haverá relacionamento.  Obediência é fruto do temor, do respeito, da gratidão e do amor.

João 8:51 – lemos: ...se alguém obedecer à minha palavra, jamais verá a morte...

João 14:15 - .. se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.

João 14:23 - ...se alguém me ama obedecerá aos meus mandamentos.

E ainda em Romanos 6:16 lemos: não sabem que quando vocês se oferecerem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem, escravos do pecado que leva à morte ou da obediência que leva à justiça. v.17- mas, graças a Deus... v.18 – vocês foram libertos do pecado e tornaram-se escravos da justiça.

Ainda em  I Coríntios 7:18 – a circuncisão não significa nada, e a incircuncisão também nada é, o que importa é obedecer aos mandamentos de Deus.

Em Hebreus 5: 8 e 9 aprendemos: Embora sendo Filho, ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu, e uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte da salvação eterna para todos que lhe obedecem.

Jesus aprendeu a obedecer e com isso se aperfeiçoou – temos que tirar essa lição para nós pois, podemos crescer com as tribulações e sofrimentos e que essas coisas nos sobrevêm para aprendermos. Precisamos aprender a obedecer; isso é fundamental.

Observe que aqueles que são obedientes a Deus, aqueles que perseveram nesse caminho, realmente relacionam-se com Deus e cada dia Deus confirma a salvação deles.  1João 5:3 – lemos: Nisto consiste o amor a Deus, em obedecer aos seus mandamentos.

Nosso amor é demonstrado pelas nossas atitudes, isso tanto nos relacionamentos com as pessoas quanto no nosso relacionamento com Deus. É através de nosso comportamento que declaramos nosso amor.  Palavras sem atitudes são palavras ocas.

O 1º. fator que influi no relacionamento com Deus é o sangue de Jesus, e o 2º. fator é a obediência que devemos a Ele.

3º. Fator no relacionamento com Deus: A MARCA DA FÉ

Fé num primeiro momento pode parecer um sentimento que surge espontaneamente mas, é muito mais que isso.

1. É muito mais porque a FÉ cresce dentro de nós pelo ouvir a Palavra de Deus.  Sim, quando ouvimos algo, isso vai para o nosso coração e cria raízes fazendo com que cada vez mais tenhamos confiança no que ouvimos.  Romanos 10:17 – Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus.

Ouvir tem sentido de dar atenção, de se levar em conta, de seguir essa orientação e é assim mesmo; quando praticamos a Palavra de Deus e constatamos que é verdadeira, mais confiamos nela e no Senhor dessa palavra que é o Deus Todo Poderoso. Isso produz Fé.

2. E mais ainda, Fé também é um dom do Espírito Santo.  Quando entregamos nossa vida a Jesus, somos batizados no Espírito Santo e, dentre os dons que Ele distribui aos filhos de Deus está o dom da Fé que trata-se de um mover especial de Deus que leva a pessoa a crer de uma forma mais intensa e ousada que outros cristãos.

Fé portanto é uma certeza de que aquilo que esperamos já recebemos ou alcançamos embora não estejamos vendo ainda e isso, além de ser um mover divino do ministério do Espírito Santo também é acrescentado na nossa vida na medida que pelo ouvir, a Palavra vai entrando no coração.

Fé portanto é uma marca do meu relacionamento com Deus pois, sem fé é impossível agradá-lo. Como nos aproximarmos de Deus se não crermos que Ele existe? (Hebreus 11:6).

Em todas as ocasiões vemos que Jesus observava a fé das pessoas que se chegavam a Ele. Antes de qualquer aproximação ou relacionamento, o mais importante era a fé que havia nos corações das pessoas e, Jesus reconhecia essa fé através das atitudes e daquilo que falavam.

Do Centurião temos – Mat. 8:10 – Jesus ouvindo isso, admirou-se, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que a ninguém encontrei em Israel com tamanha fé.

Em Mateus 9:2 temos: E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Jesus, pois, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Tem ânimo, filho; perdoados são os teus pecados. E Jesus voltando-se à mulher que lhe tocara disse: Mat.9:22 - ... Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E desde aquela hora a mulher ficou sã. Em Mateus 9:29 relata de dois cegos que foram curados por causa da fé que tinham. Em Lucas 17:5 – os discípulos pedem para Jesus lhes aumentar a fé e Jesus responde a esse pedido com dois ensinos que merecem uma interpretação:

1º. Fala que se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria. É como se estivesse dizendo que a fé precisa ser exercida na nossa vida.  Precisamos pronunciar palavras de fé no nosso dia a dia; as pessoas precisam ouvir nossas declarações de fé, precisamos nos comprometer com palavras. É como estarmos provocando milagres.

2º. Fala ainda daquele escravo que vai trabalhar – apascentar o gado e lavrar a terra – será que quando chega em casa o seu senhor o chama para sentar-se à mesa e comer? De forma alguma. O seu senhor o manda para cozinha afim de preparar a refeição, depois vai se lavar, vestir uma roupa limpa, servir a refeição e, depois que o senhor tiver comido, esse escravo então terá permissão para comer. Por acaso o seu dono lhe agradecerá pelo trabalho feito? Não. Jesus conclui então: Vocês também devem ser assim, quando fizerem tudo que lhes for mandado, devem dizer: Somos servos inúteis; fizemos somente o que devíamos fazer. O ponto alto deste ensino é a conclusão: SOMOS SERVOS INÚTEIS, FIZEMOS SOMENTE O QUE DEVÍAMOS FAZER.

O problema que nos atrapalha no relacionamento com Deus é que imaginamos que na medida que nossa fé for aumentando, teremos algum direito ou privilégio maior que os outros. Queremos que nossa fé aumente pensando em alcançar de Deus alguma posição de destaque mas, Jesus diz que vamos continuar sendo servos inúteis.

O resultado da fé traz bênçãos para o reino de Deus, para a obra de Deus e para nós resulta em paz e alegria interior porque o nosso relacionamento com o Pai vai ser mais íntimo.

CONCLUINDO:

O que tem marcado o teu relacionamento pessoal com Deus?  Se você está longe de Deus, deixe hoje mesmo Jesus entrar em tua vida, confesse a Ele teus pecados, peça perdão e Jesus vai te lavar com seu sangue e te fazer uma nova criatura. (II Coríntios 5:17).

Experimente agora mesmo!

Quer saber mais, escreva para: contatos.reflexoescomuns@gmail.com

Forte abraço,



Nenhum comentário:

SOMENTE COM FÉ CONSEGUIMOS PERDOAR

  24 - Portanto, vos afirmo: Tudo quanto em oração pedirdes, tenhais fé que já o recebestes, e assim vos sucederá. 25 - Mas, quando estiverd...