6 de novembro de 2015

PENSANDO NA EXISTÊNCIA DE DEUS.

Isaías 5:20 - Coitados dos que dizem que o certo está errado e que o errado está certo; que dizem que o preto é branco e que o branco é preto; que afirmam que o amargo é doce e que o doce é amargo.

Abro este tema com o texto de Isaías para sempre ter na mente que o cristão tem um compromisso de lealdade com Deus e com sua própria consciência. 

Tenho ouvido argumentos tão hostis negando a existência de Deus que me deixam perplexo.
Vale lembrar que em todas as questões que se levantam contra a existência de Deus devemos levar em conta uma premissa das Escrituras Sagradas: é que Deus nos criou com Livre Arbítrio ou Livre Escolha; portanto, ninguém é obrigado a acreditar em Deus e na sua existência, as pessoas são livres para escolherem suas crenças sejam elas quais forem.
Deus nos dá autonomia para escolhermos seguí-lo, serví-lo, adorá-lo ou simplesmente ignorá-lo. A Palavra de Deus deixa claro que Deus deseja que aqueles que o adoram o façam espontaneamente em espírito e verdade. Cada pessoa pode escolher a quem vai servir e assim assume as bençãos ou as maldições da posição que adotar.
"...se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém, eu e a minha casa serviremos ao Senhor." (Josué 24:15).
A vida é complexa e nos deparamos com muitas questões difíceis; algumas causadas ou orquestradas por homens, outras são ações da natureza em que esperava-se ao menos nesses casos que houvesse uma interferência divina para abrandar suas consequências livrando da morte milhares ou milhões de pessoas.  Por que muitas vezes nos parece que Deus não se importa e não interfere? Essa situação de neutralidade ou passividade é a mostra de que Deus não existe? 
Quero tratar de alguns temas que me pareceram relevantes nos questionamentos sobre a existência de Deus. São assuntos que mais tenho encontrado na pauta das discusões. Ainda outros assuntos podem ser levantados pois não tenho a pretensão de esgotar as questões.  Então vejamos:

Maldade -
O apóstolo Paulo disse de si mesmo: miserável homem que sou, quem me livrará do corpo desta morte? ou lendo na Bíblia Viva: quem me livrará da minha escravidão a essa mortífera natureza inferior?
Meditando nisso, penso que o crente Paulo, que tinha uma vida entregue nas mãos de Deus, que estava debaixo do senhorio de Cristo; compreendeu que não podia sujeitar-se às mazelas do domínio do pecado e precisava viver na dependência da vida cheia do Espírito Santo e somente dessa forma não seria escravo do pecado e da maldade. Ele ensinou o que viveu: uma vida vitoriosa com Deus! Contudo, as pessoas de uma maneira geral, o "homem natural" que não se submete à vontade de Deus, deixa-se levar pelo pecado, pela natureza de pecado que está em nós e, não abre o coração para entrar a luz de Deus, fica atolado na maldade, na perversão, nos vícios, no egoísmo que sempre está rodeando. Tenho conhecido inúmeros casos onde a maldade do ser humano se ressalta, conhecemos crimes tão perversos que quase não acreditamos que uma pessoa possa ter cometido uma barbárie de tamanho mal; algo tão hediondo que fugiria da nossa imaginação caso não tomássemos o conhecimento.
Sabemos de filhos exterminando seus pais, seres animalescos violentando e assassinando mulheres e crianças, matanças em série, e outras maldades.
Afirmar que em decorrência de existirem ou acontecerem fatos de tamanha maldade seja uma comprovação de que Deus não existe ou que se Deus existisse Ele não permitiria algo tão atroz, é no mínimo uma leviandade culpar a Deus pelos males que cometemos.
O Senhor Deus sempre foi muito claro nas Escrituras mostrando-nos que se não voltássemos nossos corações e mentes para Ele, a maldade cresceria muito neste mundo.  Quando nos desviamos dos princípios de amor e fé que devem dirigir nossa vida então, nosso coração se contamina com o pecado e começa a produzir maldades, defeitos, desajustes, violências, descontroles, e todo tipo de males e deformações.  O mal é fruto do pecado do homem!
Enfim, Jesus já havia nos alertado que por se multiplicar o mal, o amor de muitos esfriará.  Pessoas irão abandonar a fé devido ao aumento da maldade mas, não significa que Deus não existe; essa é uma estratégia satânica, um álibe demoníaco para que pessoas se desanimem e não creiam em Deus.
Quero lembra-lo que onde os pecados e as maldades são abundantes, superabundante é a graça de Deus.  Sim, basta você clamar pela misericórdia que Deus o ouvirá! Quanto mais difícil estiver o caminho, mais perto de nós o Senhor estará. "Não te deixarei, jamais te abandonarei." (Heb.13:5) É promessa de Deus que Ele nunca, nunca mesmo deixará ou se esquecerá do fiel. 

Guerras, Matanças e Atos Terroristas -
Já ouví muitas pessoas e até intelectuais questionarem o fato de Deus não intervir nos atos humanos,  impedindo assim que ocorram guerras e outros conflitos.
Sabemos que as guerras tem origem na inveja e na cobiça; as pessoas são invejosas e cobiçosas.  O egoísmo humano produz tal deformação que anula completamente qualquer expressão de amor.  Esquecemos o amor e ficamos cegos pelo ódio que se apodera do nosso ser.
Sejam conflitos entre nações ou conflitos familiares, todos de igual forma tem a mesma origem ou seja, nós mesmos seres humanos somos responsáveis por todos eles.  Geralmente costumamos achar culpados ou pôr a culpa nos outros e quase sempre culpamos a pessoa de Deus.
É comum ouvirmos: como Deus permitiu uma guerra assim, onde milhares de inocentes pereceram?
Eu sempre aprendo mais pelas dificuldades e problemas do que quando tudo vai bem. Deus permite que passemos por dificuldades para aprendermos, para encararmos as oportunidades e crescermos na área espiritual, emocional, e na fé.  Penso que Deus tem mais bom humor do que pensamos!
Infelizmente muitos ainda irão sofrer por causa de decisões que 'um líder inescrupuloso' vier a tomar movido pela sua inveja e cobiça, pela sua índole má; entretanto, não ponha a culpa disso em Deus.  Tudo o que o homem plantar isso ele vai colher.

Fome e Sede -
Este é outro tema polêmico quando o enfoque é a existência de Deus.
Outro dia soube que até instituições finaceiras como Banco Mundial e IMF já forçaram muitos países a vender suas utilidades de água pública para grandes corporações de água. Vejam aonde chegam as ambições dos homens!
Grandes investidores já estão comprando os direitos de água em várias regiões do mundo, assim como foi feito com o petróleo. Muitos acreditam que a próxima guerra será para disputar água!
Já existem soluções para o problema da fome e sede no mundo mas, as pessoas e as nações estão interessadas em seus lucros e não no bem comum ou do próximo.
Lembrei-me do encontro que um rapaz teve com Jesus. Ele aproximou-se de Jesus para perguntar o que devia fazer para conseguir a vida eterna? (Mat.19:16-24) Jesus foi respondendo as indagações do moço e deixando-o muito curioso; até que por fim lhe disse: "...se quiseres ser perfeito (ou agradar a Deus), vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro nos céus; e vem, e segue-me. O rapaz ouvindo essa palavra retirou-se triste, porque possuia muitas propriedades."
Essa é a dificuldade que todos enfrentam diante de um desafio: abrir mão dos seus bens em favor de outra pessoa.  Temos dificuldade para dividir nossas posses.  O comum é alimentarmos nosso egoísmo de sempre querer mais e de ter mais.
O problema da fome e da sede no mundo está no egoísmo humano, no amor ao dinheiro, na nossa natureza pecaminosa que nunca olha com amor verdadeiro para o seu próximo.
Amamos a nós mesmos!
Por isso, Deus não é o culpado pela fome e sede que está presente na vida de milhões de seres humanos.
Se formos entrar nos aspectos de preservação, teremos muito mais do que falar pois, as pessoas estão poluindo e deteriorando os mananciais de água; estão destruindo a terra com o uso de agrotóxicos que contaminam e poluem o solo, destruindo a saúde das pessoas.   
Os culpados pela fome e sede somos nós mesmos!

Desatres Naturais - 
Neste tópico estou pensando em Terremotos, Tsunamis, Furacões, Inundações, Chuvas Torrenciais, etc.. e que, no seu bojo trás consequências muito tristes como: mortes, destruição, flagelos, pessoas desabrigadas, sofrimentos, doenças, separações, e outros inúmeros males.
A Bíblia nos lembra de um acontecimento catastrófico e de alcance mundial nos tempos de Noé.  Esta referência tem início no livro de Gênesis cap. 6 e descreve como as pessoas foram se afastando de Deus.  Não havia mais, na época, o temor de Deus; o pecado era praticado das formas mais corruptas chegando ao ponto de Deus limitar a vida das pessoas a no máximo 120 anos.
Com o crescimento da violência, lemos nos v.5 e 6: "O Senhor viu como o homem foi ficando cada vez pior... Deus se "entristeceu" por ter criado o homem." (Bíblia Viva). Nesta descrição desse período da humanidade, o pecado tomou tal vulto que não houve mais controle.  As pessoas estavam vivendo desenfreadamente.  Nos v.12 e 13 (Bíblia Viva) lemos: "Vendo Deus como estava ruim a situação e que os homens estavam cheios de vícios e depravados, disse a Noé: Resolví destruir todas as criaturas da terra..." Muito triste!
Em pouco tempo houve a maior catástrofe registrada nas Escrituras - o Dilúvio.
Outra situação de alcance mundial está registrada em Gen.37 onde podemos conhecer a história de José, um jovem pastor de ovelhas que depois de passar pelos maiores atropelos, traições e desastres pessoais tornou-se o 2˚ homem mais importante do Egito e conhecido como o "salvador do mundo" na sua época.
Deus revelou a José qual era a interpretação do sonho que teve Faraó e assim, o Egito liderado por José se preparou para enfrentar a maior fome que se abateu sobre o mundo. Foram 7 anos de fartura e abundância e 7 anos de extrema fome.
Não conheço relatos de quantas pessoas morreram no mundo nessa ocasião mas, devem ter sido centenas de milhares atingidas pela caristia que se instalou.  Entretanto, Deus preparou uma saída e dessa forma preservou inúmeras nações que encontraram socorro no Egito.
Algum dia vamos conhecer com pormenores todos os detalhes que envolveram essa calamidade e muitas outras aconteceram em nossos dias.
Quantos foram os terremotos, furacões, inundações, calamidades que sobrevieram a este mundo e nos quais morreram milhões de pessoas e deixaram outros milhares de milhões boquiabertos.
Sempre trago na mente que Deus é o nosso criador.  Ele é o oleiro e eu sou o vaso de barro.  Deus tem o direito de criador e dono sobre nossas vidas.  Ele tem o direito de dispor como quiser de suas criaturas.  Somos sua criação.
Nestes dois casos citados, o Dilúvio e a Grande Fome, vemos pelo relato bíblico que no primeiro o pecado e a depravação humana foram preponderantes nas consequências que se seguiram e no caso da grande fome, Deus usou esse acontecimento para mostrar às gerações futuras que Ele tem uma saída e que deseja salvar os homens. 
Embora pense isso, nada nos isenta dos sofrimentos e perdas, e nem nos descompromissa de atender aos menos favorecidos e atingidos pelas aflições e infortúnios dessas catástrofes.
Fico pensando se Deus não permite que alguns sofram para que outros sejam movidos a ajudar, a dispensar misericórdia, a mostrar amor.
Esta existência é muito pequena se a compararmos com a eternidade que Deus tem preparado para os que invocam o Seu nome; para aqueles que recebem pela fé a mensagem de Jesus e o aceitam como seu único e suficiente Salvador e Senhor de suas vidas.
Culpar a Deus pelos desastres que acontecem no mundo é uma válvula de escape para nossas frustrações e falta de respostas.  Pois nunca somos capazes de olhar com crític nossos próprios erros e pecados; nesses casos sempre culpamos as outras pessoas e a Deus.
Assumir nossos pecados e desamores com nosso próximo é coisa difícil de fazer e as nações estão cada dia pensando mais em si mesmas, gananciosas, ambiciosas, com políticas separatistas e egocêntricas deixando apenas restos ou sobras para seus semelhantes.  O que estamos vendo hoje (nov.2015) em países da Europa que querem construir muros impedindo a entrada de imigrantes vítimas de guerras e das atrocidades do EI? Não são atitudes egoístas e separatistas? Onde está o amor que se apregoa?

Doenças e Pestes -
Não sou nenhum especialista nestes assuntos mas, muito se tem falado sobre estes males que nos atingem.
Temos que ficar com um pé atrás quando se diz que uma determinada doença não tem cura. A pergunta que nos vem é: Não há cura mesmo ou está havendo algum interesse econômico em não se permitir a fabricação ou o desenvolvimento de um medicamento, vacina ou procedimento.  O interesse econômico é um verdadeiro escândalo com o qual convivemos.
Outro fato tão triste quanto este são as "motivações políticas" pois, quando não há qualquer motivação para alavancar a ascenção que venha laurear alguém, um governo ou partido a firmar-se no poder e influência de um território, não encontramos um interessado em amenizar o sofrimento alheio.
Mais uma vez, quando não temos respostas para as calamidades, costumamos pôr a culpa em Deus: como Deus permite que uma coisa assim nos sobrevenha?

Minha Conclusão -
Há coisas ocultas que atormentam nossos pensamentos e nos deixam inquietos; situações que nos levam a buscar respostas razoáveis para esses casos tão difíceis.  Isso é saudável, é necessário, é positivo.
Muitas respostas que buscamos, talvez nunca nesta vida as encontremos.  Podemos sim formular teorias que tentam amenizar nossas mentes mas, sempre teremos pessoas contrapondo-se a isso.  Somos seres humanos, nunca seremos unanimidade.
A Palavra de Deus nos conforta e nos mostra que existem coisas encobertas que pertencem a Deus (Deut.29:29).  Os questionamentos, as inquietações, a busca de respostas é perfeitamente razoável e acredito que devemos muito a esses indivíduos inquietos pelas mudanças para melhor, inovações, e o desenvolvimento humano que alcançamos.  Mentes inquietas trazem muitos benefícios a todos.
Encontrei resposta para muitas dúvidas no Senhor Jesus; suas consolações me atingiram desde o dia em que o conhecí.  Sinto paz e prazer em adorá-lo e serví-lo.  Muito tenho ainda para aprender, e a cada dia posso crescer em seu conhecimento.
Termino com o texto de Colossenses 1:26 e 27: "o mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança de glória;"
Jesus é o presente mais importante que Deus revelou ao homem; ele é aquele que garante nossa Salvação como uma âncora que firma o navio no lugar seguro.  Essa tão grande salvação e a vida eterna são oferecidas de graça por Deus.  Jesus realmente faz toda a diferença da nossa fé; Ele sim é o mistério que faz diferença quando conhecido!







SOMENTE COM FÉ CONSEGUIMOS PERDOAR

  24 - Portanto, vos afirmo: Tudo quanto em oração pedirdes, tenhais fé que já o recebestes, e assim vos sucederá. 25 - Mas, quando estiverd...