9 de novembro de 2015

PENSANDO NA EXISTÊNCIA DE DEUS - PARTE II

A questão da Existência de Deus não pode prescindir de Jesus. Ele é uma pessoa que não pode ser deixado de lado, esquecido ou dispensado quando o assunto estudado é a existência de Deus.  Jesus tem uma íntima relação com esse tema. Então vejamos:

O cap. 2 do evangelho de João contém uma narrativa que chama nossa atenção por se referir à ressurreição de Cristo. Iniciando no v.13 relata a chegada de Jesus a Jerusalém por ocasião da Páscoa quando expulsa os vendedores e cambistas das dependências do Templo. João faz uma citação do Antigo Testamento no v.17 quando os discípulos lembram do Salmo 69:9 que diz: "o zêlo de tua casa me devorará." Foi quando os judeus lhe pediram um sinal que o autorizava a fazer isso, e Jesus lhes respondeu: Derribarei este Templo e em 3 dias o levantarei, Os judeus disseram: Este templo demorou 46 anos para ser construido e você diz que o levantará em 3 dias? Mas, Jesus se referia ao templo do seu corpo.

É aqui que o narração chama minha atenção. Os discípulos eram judeus, monoteístas, tementes a Deus, criados nos ensinos do judaísmo do 1˚ século da era cristã e, estas conclusões foram muito signficativas na vida deles.  João escreve no v.22: "Quando, pois, ressuscitou dos mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto, e creram nas Escrituras, e na Palavra que Jesus tinha dito."

Caso Jesus não houvesse ressuscitado em 3 dias ou demorasse semanas ou meses, ou nunca ressuscitasse: João não escreveria algo assim; na verdade ele saberia que tratava-se de um embusteiro e não do Cristo de Deus.  Porém, a Ressurreição de Jesus dos mortos aconteceu ao 3˚ dia e foi tão marcante que o apóstolo amado registrou estes fatos tão importantes.

A Ressurreição de Jesus é a realidade que se contrapõe a todos os incrédulos, ateus, apóstatas, e opositores do Evangelho e da Existência de Deus que se levantaram ou que venham a se levantar.  A Ressurreição de Jesus é a confirmação de que tudo o que Ele nos ensinou sobre o Pai, sobre a Vida Eterna, sobre a Salvação, sobre o Perdão dos Pecados, sobre a Recompensa dos Justos, enfim, TUDO É VERDADE!!!

A Ressurreição é tão importante e fundamental que ela anula todas as outras crenças e religiões. Nada resiste ao fato da Ressurreição!

Então, já no início da história ou da vida da Igreja de Cristo, levantaram-se opositores questionando justamente a realidade da ressurreição, uma vez que isso deixava suas teorias e propostas religiosas sem efeito, sem sentido.  A estratégia dos opositores ao evangelho era destruir a firme convicção que os cristão tinham da verdade da ressurreição.
Diante disso o ap. Paulo escreve em I Coríntios 15: "vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes e no qual permaneceis... ,   ...porque primeiramente vos entreguei o que também recebí: que o Cristo morreu por nossos pecados segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e que foi visto por Cefas (Pedro) e depois pelos doze. Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos. E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo."
Paulo não apenas comentou o fato da Ressurreição mas teve o cuidado de listar inúmeras testemunhas oculares da verdade que defendia.  A Ressurreiçnao de Cristo não foi um acontecimento isolado e furtivo mas foi amplamente testemunhado e constatado pelo cristãos.

Sabemos que em qualquer julgamento são necessárias apenas duas ou três testemunhas para confirmarem a veracidade de uma questão mas, neste caso, Paulo lista mais de quinhentas testemunhas oculares que podiam atestar a Ressurreição Real de Jesus.   Sim, quero frisar novamente: TUDO É VERDADE!!!

Continue firme na fé, firme no amor de Deus, firme n'Ele que é a nossa Rocha - Jesus!


SOMENTE COM FÉ CONSEGUIMOS PERDOAR

  24 - Portanto, vos afirmo: Tudo quanto em oração pedirdes, tenhais fé que já o recebestes, e assim vos sucederá. 25 - Mas, quando estiverd...