14 de agosto de 2015

TUDO FICOU MUITO RELATIVO E POUCO ABSOLUTO

Como Vai? Tudo Bem?  Vou dar uma resposta um tanto vaga para uma pergunta como esta. Vou dizer: Não estou nem bem nem mal! Explico: Pode ser que como está a muito tempo sem chover, para mim seja muito bom pois, estou precisando terminar de construir o telhado da minha casa. Porém, para meu vizinho que tem um filho com problema respiratório, este momento é ruim porque a poluição do ar tem aumentado. Então, uma pergunta como esta pode ter duas resposta e ambas podem ser verdadeiras.

De forma simplista tentei esboçar um comportamento que está muito difundido em nosso meio que é o relativismo.  Hoje tenta-se destruir os "absolutos" e em contrapartida construir os "relativos". 

Com isso, quero te dizer que é justamente aí que se encontram os maiores problemas que nossa sociedade está vivendo.  Toda verdade que por séculos sustentou nossa cultura foi sendo desmontada e nada do que temos aprendido serve para hoje.   Vou exemplificar novamente: Aprendemos que somos macho e fêmea? Bem, isso é relativo pois um macho não necessariamente pode apresentar um comportamento compatível com esse genero, nem a fêmea tão pouco. Ou até mesmo dizem existir um gênero não identificado ou intermediário e aí por diante.


Eu realmente estou sendo grotesco nestas conclusões e peço-lhes desculpas mas, essa questão dos pensamentos relativistas começaram de forma mais sutil e foram tomando conta do comportamento e entrando no meio da nossa cultura. Veja uma expressão que já tinha influência relativista: Todos os caminhos levam a Roma! Numa alusão à salvação da alma do homem. Mas a algum tempo essa expressão refería-se aos cristãos porém hoje, colocaram as religiões num mesmo saco. Não importa o que você acredita, o que o homem precisa é de uma religião, algo para buscar e confortar sua alma,  o que importa é ter fé. As pessoas tem fé nas coisas mais sem sentido como até mesmo um time de futebol mas, o que importa é ter fé. Isso é muito louco!

Mas, o ponto crucial é que perdeu-se a referência. Não sabem mais o que fazer diante das crises, dos problemas familiares, do desemprego, da doença, da rebeldia dos filhos, dos relacionamentos quebrados, diante da morte, e outros inúmeros problemas de que somos acometidos. Onde está a paz? Pode ter certeza de que não está no sininho do templo budista, nem no incenso exotérico mas onde então?  Como os absolutos foram sendo dia a dia desmontados, as pessoas não acreditam mais numa verdade absoluta, num único caminho, na vida interior que é construída pela fé em Jesus.

Preciso como cristão ajudar as pessoas de fora a experimentarem a solução que podemos encontrar no absoluto Deus.  Através do amor e da nossa solidariedade, posso ajudar as pessoas nas suas necessidades e assim elas poderão olhar para Jesus. Só olhar para Ele fará muita diferença. Preciso ajudar a alimentar quem está com fome, confortar quem está aflito, ajudar aqueles que são viciados a encontrarem recuperação, aqueles sem emprego a encontrarem trabalho, aqueles em luto a obterem apoio, aqueles sem Deus para que conheçam Deus - as necessidades são tantas...  A ponte para chegar ao coração das pessoas é ajudá-las a olhar para Jesus e experimentar como Ele pode atender a todas as suas necessidade sejam elas emocionais, físicas, espirituais ou relacionais. Acredito que dessa forma, expressando o amor, as pessoas vão conhecer e poderão experimentar o amor de Deus. 

Bem, só depois disso, as pessoas se abrirão para aprenderem que existem absolutos eternos que precisam ser levados em conta. Que Deus determinou na sua palavra as verdades e princípios que precisamos obedecer para sermos verdadeiramente felizes e que Jesus nosso Senhor "é o caminho, a verdade e a vida e que ninguém vem ao Pai a não ser  por Ele". (Ev. João 14:6)

Até lá, estaremos vivendo uma sociedade cada dia mais perdida ou sem rumo e longe de Deus onde cada dia aparece uma proposta milagrosa para nossa vida.


Nenhum comentário:

SOMENTE COM FÉ CONSEGUIMOS PERDOAR

  24 - Portanto, vos afirmo: Tudo quanto em oração pedirdes, tenhais fé que já o recebestes, e assim vos sucederá. 25 - Mas, quando estiverd...