9 de junho de 2023

ESTILO DE VIDA

Jesus - Mateus 5:13-16
Note que Jesus não propôs que deveríamos procurar ser o sal da terra e a luz do mundo, mas afirma vós sois ou vocês são o sal da terra e a luz do mundo. Não existe escolha nisto!
Você já está comprometido com isso desde o momento em que se pôs a ler este trecho; e daqui em diante ou você é sal ou será jogado fora para ser pisado ou você ilumina ou sua luz não é luz mas trevas.
De forma bem direta, o que Jesus está nos dizendo é que precisamos abraçar sua mensagem, sua doutrina, sua palavra ou não teremos utilidade no reino dos céus.
Sal é caráter e Luz é conduta

Aquele que olha prá Jesus e o aceita como Senhor e Salvador, torna-se sal da terra e luz do mundo.  Em outras palavras, você cristão está comprometido com Jesus e Jesus com você. 
Por isso, nossas conversas, nossas atitudes, nossas ações devem ser aquelas que representem a Jesus onde quer que nos encontremos.  Nos relacionamentos com família, com parentes, nos negócios, no trabalho, nas conversas, nos contratos, na relação com seus empregados ou com seus vizinhos; enfim, onde quer que estejamos somos representantes d'Ele.  Paulo ilustra que "somos embaixadores de Cristo" (2Coríntios 5:20) lembrando que o embaixador representa seu país em outro estado assim nós representamos Jesus onde quer que estejamos.  É isso?  Sim, essa é a missão que Jesus nos deu. 
Ainda em 2Coríntios 5:14 e 15 Paulo expõe que o amor de Cristo nos constrange....  Constranger - é coagir, impedir movimentos, apertar, pressionar por todos os lados, forçar.  Veja então, como podemos entender este trecho em que (14) o amor de Cristo nos contrange ou nos pressiona de todos os lados e nos deixa sem outra escolha, somos coagidos, apertados e forçados numa única possibilidade pois, considerando que um (Cristo) morreu por todos (nós), logo todos morreram. (15)E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
Observe que não existe outra escolha para o crente que não seja ser sal da terra e luz do mundo. Isso é muito louco!!

A passagem de Mat.5:13-16 conclui no verso 16 que o objetivo disso é para que vejam as vossas boas-obras e glorifiquem ao vosso Pai que está nos céus.
Esta é a grande questão que precisamos encontrar a resposta.  Faço parte de uma igreja evangélica que cresceu muito no Brasil. Hoje somos aproximadamente 30% da população brasileira mas, os problemas morais também aumentaram e estão cada vez mais alarmantes.  Enfrentamos graves problemas de corrupção que assolam nosso país,  o lema de muitas pessoas é levar vantagem não importa o prejuízo aos outros,  a propina está sendo parte comum de qualquer negócio e parece não nos escandalizar. 
Não vou me prolongar pois já está claro o que acontece.
Tenho um sentimento de que o sal não está salgando e a luz não está iluminando.  Será que estamos sendo sal e luz para nossos filhos?  Eles são a geração que irá nos substituir.   O que estamos deixando para eles, qual o teu legado?

"Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus."(Mat. 5:16)



SOMENTE COM FÉ CONSEGUIMOS PERDOAR

  24 - Portanto, vos afirmo: Tudo quanto em oração pedirdes, tenhais fé que já o recebestes, e assim vos sucederá. 25 - Mas, quando estiverd...