9 de maio de 2015

DÁ PRA SER UM CAMPEÃO NA VIDA?

Como ser campeão ou como ser bem sucedido aos olhos de Deus?
Jesus reuniu seus discípulos e uma multidão, e começa a passar-lhes os ensinamentos conforme lemos em Mateus 5:1-12 a respeito das Bem Aventuranças.
Muitas opiniões tem sido dadas sobre do Sermão do Monte onde encontramos este trecho e, eu creio que estes ensinos refletem o comportamento que Deus deseja que os filhos do Reino obedeçam, portanto temos diante de nós um grande desafio. 
Jesus sabe que para você ser campeão precisa adotar os seguintes hábitos ou comportamentos na sua vida; então Ele nos diz:

1) Seja dependente de Deus ou Pobre de Espírito - Mat.5:3
Pobre de Espírito no grego significa mendigos, dependentes. 
Estou falando para que sejamos tão pobres no nosso interior que dependamos sempre de Deus.
Criamos nossos filhos para serem independentes em tudo, mas do ponto de vista de Jesus esta nisso, precisamos depender sempre de Deus.
Precisamos ser aqueles indivíduos que mais e mais precisam de Deus, precisamos depender de Deus em tudo.
Não seja auto-suficiente mas seja um dependente de Deus.
2) Aprenda pelas dificuldades, infelicidades, problemas - não é tudo ruim pois, aqueles que choram são os que serão consolados - Mat.5:4
Costumamos privar nossos filhos da realidade da vida, e os colocamos numa redoma de proteção em que tudo que precisam os suprimos procurando dar-lhes o temos de melhor dentro do possível, para serem pessoas felizes; é o que fazemos, é o que pensamos. Tenho ouvido orações pedindo a Deus que os livre das situações difíceis mas, ao que parece seria melhor clamar por sabedoria e perseverança.
As pessoas precisam conviver com o “não”, a caminhar pelos vales ou a subir os penhascos nesta vida, é só assim que crescem e amadurecem.
Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra. (Salmos 34:19)
Conhecer experiências de morte, doenças que afligem as pessoas, os vícios que escravizam, não faz mal a ninguém; é assim que aprendemos a fazer boas escolhas e a confiar em Deus mesmo quando atravessamos o vale da sombra da morte ou descansamos em pastos verdejantes.
..pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança, e a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma. (Tiago 1:3-4)
3) Nossa beleza deve ser encontrada no interior, são bonitos os que o são por dentro -
Bem aventurados os mansos pois eles receberão a terra como herança - Mat.5:5
O homem vê a aparência mas Deus olha o coração!
Precisamos ser sal da terra a fim de fazermos diferença aonde estivermos. Diferença pelo nosso comportamento, pelas nossas conversas, pelos nossos hábitos.
Manso é a pessoa que não dá prioridade para o seu ‘EU’, não prioriza a sua vontade mas dá lugar à vontade de Deus.
Esse é o que deixa que as palavras de Deus estejam em sua vida (João 15:7) - Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.
4) Seja sempre uma pessoa íntegra. Ensine isso aos seus filhos também! 
Fome e sede de justiça Mat.5:6
Como? Sendo exemplo
Identidade vem de “idem”; seu filho é idem a você.
Íntegra é uma pessoa que é sempre igual aonde quer que esteja, no trabalho, na igreja, sozinha na sua casa.
Ensine seu filho a ser íntegro.
Todas as vezes que você cair lembre-se que seu filho vai estar no seu colo. 
A sociedade brasileira está enfrentando um problema de corrupção em todos os níveis por causa da falta de caráter ou a falta de integridade dos indivíduos.
5) Seja apaixonado pelas pessoas - Bem aventurados os misericordiosos.. Mat.5:7
Se posicione na vida para amar a Deus em 1o. lugar depois, em 2o.lugar amar as pessoas e em 3o. lugar amar as coisas.
Hoje há um amor exacerbado pelas coisas. Estamos ligados a uma sociedade de consumo, falamos capitalismo que gira em torno do consumismo.
Somos influenciados todos os dias a que tenhamos mais coisas e vivamos em função disso.
Em contrapartida, as pessoas estão cada dia mais carentes de amor, de atenção, de conhecerem valores absolutos e eternos que fazem a diferença.
6) Precisamos ser puros de coração - Mat.5:8
Puros por dentro, pureza interior, Jesus nos fala sobre sermos puros como as pombas e astutos como as serpentes.
Caso contrário vamos ficar espantando moscas, mas não tiraremos o lixo.
Precisa nos aproximar de Jesus, aceita-lo como nosso Salvador, conhecer mais de Jesus, só assim alguém ser limpo por dentro.
Preciso consagrar minha vida ao Senhor.  Aprimore-se cada vez mais nisto.
7) Ame a paz, para que você seja um pacificador - Mat.5:9
Não precisamos de mais descontrolados, dos que se iram com tudo, dos irritados.
Daqueles que não sabem perdoar, que dormem com o coração cheio de raiva, que vivem magoados e ressentidos. 
Precisamos dos apaziguadores, dos mediadores, dos que oram, dos intercessores.
Precisamos dos que pedem perdão, dos quebrantados de coração, dos que se arrependem, daqueles que dão as mãos ao próximo e ao necessitado.
Deixo-vos a paz.. (Jesus)
8) Desconfortáveis - não evite uma situação desconfortável. Os que são perseguidos não se envergonham do que creem - Mat.5:10
Por que não treinamos nossos filhos para serem profetas, missionários, proclamadores da verdade?
Porque o mundo entrou no nosso coração.  Hoje eu quero viver de forma confortável não quero entrar em choque com minha geração, com meus vizinhos, com meus parentes e conhecidos, com os colegas de trabalho. Eu fico calado e me omito para não entrar em confrontação; deixo os outros falarem o que quiserem e não testifico minha fé. Isso assemelha-se ao servo que enterrou seu talento (Mat.25:14-30). Você está muito equivocado se não pode ver isso.

Completando:
Todo dia eu me deparo com o desafio de cumprir a vontade de Deus na minha vida e nisso não somos diferentes.  Enfrentamos situações difíceis em que nossa fé é provada.  Em cada momento preciso que Ele me guie, preciso estar orando em espírito, preciso clamar para o Espírito Santo me guiar pois sem Ele me sinto fraco para continuar. É o Espírito Santo que me guia a toda verdade, que me faz compreender a vontade de Deus, que produz em mim frutos dignos de Deus, que me ajuda a vencer o pecado que luta nos meus membros para que eu fracasse.

Não me lembro mais onde lí ou ouví esses pontos conforme colocados acima, mas foram tão contundentes focados dessa maneira que os anotei num bloco. Valem muito para começarmos um projeto pessoal de mudança na direção de Deus. Leia o Sermão do Monte, e de forma mais específica as Bem Aventuranças e faça um compromisso de iniciar cada dia consagrando-se ao Senhor.  Vida de Sucesso não é ter coisas mas, é ter Jesus no coração e fazer a Sua vontade.  Grande Abraço!  

SOMENTE COM FÉ CONSEGUIMOS PERDOAR

  24 - Portanto, vos afirmo: Tudo quanto em oração pedirdes, tenhais fé que já o recebestes, e assim vos sucederá. 25 - Mas, quando estiverd...